O que é um craque pra você?

De vez em quando em conversas sobre futebol alguém diz “Nossa, Fulano é craque!” e ouve imediatamente “FULANO? Você ‘tá louco! É no máximo um bom jogador”. O que faz a gente ter opiniões tão diferentes? Em geral é clubismo mesmo. Se não é do meu time não é craque. Mas isso deixado de fora, será que cada um de nós tem uma definição?

O excelentíssimo Yuri, que não posta aqui faz séculos [vagabundo!], disse que craque é aquele que está entre os melhores de seu tempo. Boa definição. Mas com isso tudo fica muito subjetivo, ele inclui Kaká na prateleira – eu talvez discorde. Ok, se levarmos em conta a definição dele em um sentido objetivo, o Kaká está entre os melhores do nosso tempo, já que ganhou o prêmio de melhor jogador do Mundo em 2007. Então também seriam craques: Figo, Zidane, Ronaldos, Cannavaro, Cristiano Ronaldo. É…os prêmios são uma boa referência, concordo com todos esses nomes.

Mas Iniesta, para mim, é um craque. É consistente, tem habilidade, controle, dá passes geniais, faz gols frequentemente, ganhou tudo em clubes e já foi campeão da Copa do Mundo pela Espanha, aliás, fazendo o gol do título na prorrogação. Craque! Mas nunca ganhou – e provavelmente nunca irá – o prêmio de melhor do Mundo. Considerar, então, os que já ficaram entre os três seria uma boa? Talvez…entrariam na lista, além dos premiados: o Roberto Carlos, Lampard, Eto’o, Oliver Kahn, Beckham, Shevchenko, Raúl, Fernando Torres, Iniesta, Xavi….

Legal! É uma boa referência. Mas falha. Jogadores mais jovens, que podem muito bem serem considerados craques, não entrariam na lista. E jogadores como Fernando Torres, que para muitos não é nada craque (e para mim também não), entram. Torres está muito mal desde que foi para o Chelsea, não estava bem também no Liverpool, fez uma péssima Copa do Mundo (talvez tenha “tremido”), entrou sempre mal, atrapalhando. Não é um craque. Neymar não está nessa lista, mas é.

Então, talvez seja importante uma definição cuja a própria referência seja o próprio jogador e os jogos em que ele atua. Assim, com uma referência “móvel”, não cometeremos injustiças. Craque, então, é aquele que se destaca muito em sua posição, fazendo o que deve ser feito, muitas vezes indo além (com qualidade), em qualquer nível de competição, desde uma fácil e fraca até uma mais difícil e forte, por um bom tempo de sua carreira. Entrariam nessa lista os goleiros Marcos, Buffon, Van der Sar; o Cannavaro, Roberto Carlos, Cafú; Iniesta, Messi, Ganso, Kaká (ta bom, concordei!), Ronaldinho Gaúcho; Neymar, Ronaldo, Messi, Eto’o… isso para trabalhar com jogadores mais recentes.

Não sei vocês, eu estou satisfeito.

About these ads

2 responses to “O que é um craque pra você?

  1. Craque é aquele que faz a diferença,desempenha sua função com abilidade acima da media, qualidade acima da media, e muita vontade acima da media,temos craques não somente no futebol,mas em todo tipo de esporte,e em toda profição ou tarefa a ser desempenhada por alguem,UM craque quando perde o entusiasmo a vontade deixa de ser craque,pois acima de tudo esta a vontade a força exterior que faz mover a diderença do ser humano ou animal.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s